Tenha Certeza de Sua Salvação!

Como explicar as nossas constantes derrotas para o pecado? De onde vem a falta de apetite espiritual e zelo pelo reino de Deus? Por que a igreja, de repente, se tornou um fardo muito pesado e ler a Bíblia bem como orar são atividades insuportáveis? Há apenas dois princípios que explicam o nosso afastamento de Deus e de Sua casa: filhos carnais e filhos ilegítimos.

Os filhos carnais são aqueles crentes que se deixam levar por este mundo, por Satanás e por seus próprios desejos. Assim como o jovem Asafe, do Salmo 73, esses irmãos estão fascinados com o poder do dinheiro, com os prazeres e promoções deste mundo. Os companheiros de fora são mais interessantes que os amigos de dentro da igreja e, com certeza, a possibilidade de algo dar errado por estarem longe de Deus é pensamento raro em suas cabeças. A boa notícia é que esse tipo de crente sempre se arrepende de seus pecados e retorna ao primeiro amor cristão justamente porque é salvo. Deus não permite que um de Seus filhos se perca neste mundo sem o devido tratamento: “E, na verdade, toda a correção, ao presente, não parece ser de gozo, senão de tristeza, mas depois produz um fruto pacífico de justiça nos exercitados por ela” (Hebreus 12:11).

Os filhos ilegítimos são aqueles crentes que se deixam levar pelas emoções, pelas influências, mas que realmente NUNCA nasceram na família de Deus. Jamais se arrependeram de seus pecados ou entregaram as suas vidas nas mãos de Jesus Cristo. Aprenderam a ser religiosos, mas sem o poder do Espírito Santo em suas vidas para guiá-los e controlá-los em todas as suas decisões. No Novo Testamento eles são comparados ao joio que se parece muito com o trigo, mas não é trigo. No fundo do coração, eles sabem que não são salvos, mas preferem colocar a culpa no sistema religioso ao invés de admitir a sua real situação de perdido: “Há uma geração que é pura aos seus próprios olhos, mas que nunca foi lavada da sua imundícia” (Provérbios 30:12).

Vamos analisar a nossa alma e descobrir a razão que a vida cristã está sendo tão difícil de ser seguida: carnalidade ou perdição? Seja qual for a causa, Deus pode resolver este problema através da correção para os salvos e da salvação para os perdidos. Que tipo de cristão é você: salvo ou perdido?