Você Progrediu Espiritualmente Em 2021?

VOCÊ PROGREDIU ESPIRITUALMENTE EM 2021?

O progresso espiritual dos salvos em Cristo é ensinado nas Escrituras como algo desejável e possível, tendo por base a obra que Deus realiza na vida do salvo desde o momento de sua conversão, como Paulo expõe aos filipenses “... assim também operai a vossa salvação com temor e tremor; porque Deus é o que opera em vós tanto o querer como o efetuar, segundo a sua boa vontade” (Filipenses 2.12,13). O progresso espiritual dos salvos é a consequência esperada mediante a obra do Espírito Santo neles, conformando-os à imagem de Cristo mediante os fatos e experiências da vida, razão esta da exortação do apóstolo Paulo a nós Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo” (Efésios 4.15).

Porém, devemos estar atentos ao fato que em meio às muitas responsabilidades e ocupações de nosso dia a dia o interessar-se pelas coisas espirituais pode vir a ser encarado por muitos filhos de Deus como algo não prioritário em meio a vida cotidiana. Tal pensamento advém da incompreensão quanto a real raiz de suas dificuldades, não discernindo que os problemas e aflições diárias que enfrentam são fruto em grande parte da frieza e desinteresse espiritual que diariamente cultivam, uma vez que seu real interesse reside primeiramente nas coisas deste mundo, como bem nos exortou o Mestre “Porque onde estiver o vosso tesouro, ali estará também o vosso coração” (Mateus 6.21).

Uma forma confiável de inquirir se a situação descrita acima revela sua condição é refletir a respeito das marcas que acompanham um salvo que está progredindo espiritualmente. Primeiramente, seu senso de pecado está se aprofundando, enquanto sua fé está se robustecendo, assim como sua esperança em Cristo está cada vez mais esclarecida, enquanto seu amor e mentalidade espiritual estão se ampliando, de tal forma que o poder da piedade está se fortalecendo em seu coração como resultado daquilo que Pedro apresenta como essencial ao progresso espiritual ao dizer Desejai afetuosamente, como meninos novamente nascidos, o leite racional, não falsificado, para que por ele vades crescendo” (1 Pedro 2.2).

Com base nisso podemos concluir que você progrediu espiritualmente em 2021?

Deixo-vos o encorajamento do apóstolo Paulo aos salvos em Colossos, a fim de sejam encorajados e dispostos ao progresso espiritual Para que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda a boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus” (Colossenses 1.10)