O Dia de Agradecermos

O DIA DE AGRADECERMOS

Os cultos deste meio de semana em nossas igrejas serão mais uma vez marcados pela lembrança da bondade e misericórdia de Deus para conosco, como ocorreu no último domingo no TBM em Ribeirão Preto. O Senhor permitindo, nesta quarta-feira a igreja em Goiânia, no Jardins do Cerrado e em Aparecida dedicarão todo o tempo de suas reuniões a agradecer ao Senhor no mesmo espírito revelado pelo salmista ao dizer “Grandes coisas fez o Senhor por nós, pelas quais estamos alegres” (Salmo 126.3). Porém, tal ato de gratidão deve ser também cercado pela compreensão do que significa ser grato a Deus pelas suas bençãos, o que faremos bem em entender.

Primeiramente, ser cheio de um espírito de gratidão não significa que ignoramos as muitas dificuldades e dores que enfrentamos neste ano, como se nos alienássemos das aflições que nos cercam a fim de justificar nossa fé. De certa forma é assim que os idólatras agem, praticando uma gratidão sacrificial a fim de se fazerem merecedores de novas bençãos e nada aprendendo da misericórdia e graça de Deus em suas vidas. Ao contrário disto, os salvos em Cristo são as únicas pessoas capacitadas a render graças em meio as tribulações, uma vez que reconhecem a graça de Deus em meio a suas aflições, como o apóstolo Paulo nos ensina dizendo que “nos gloriamos nas tribulações” (Romanos 5.3). Da mesma forma a gratidão que dedicamos ao nosso Deus é repleta de um sentimento de endividamento de nossa parte por haver Deus exibido sua graça em nosso favor, reconhecendo que todos os benefícios que recebemos vem dEle. Tal verdade exclui completamente deste dia de gratidão qualquer forma de jactância e orgulho humano, enchendo nosso coração da verdade exposta por Tiago ao dizer “Toda a boa dádiva e todo o dom perfeito vem do alto, descendo do Pai das luzes, em quem não há mudança nem sombra de variação” (Tiago 1.17).

Nesta quarta-feira veremos irmãos em Cristo agradecendo pelo dom da vida, por filhos que o Senhor em sua bondade lhes tem concedido, assim como irmãos agradecendo pela vida daqueles que neste ano partiram para estar com o Senhor, o que literalmente nos faz praticar aquilo que o apóstolo Paulo nos exortou a fazer “Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco” (1 Tessalonicenses 5.18). Se faça presente junto com sua família ao culto desta quarta-feira, com certeza você será muitíssimo abençoado.

Pastor Fabiano Almeida