O Cerne de Uma Igreja Neotestamentária

O CERNE DE UMA IGREJA NEOTESTAMENTÁRIA

A questão sobre o que é uma igreja cristã pode ser respondida de diversas formas a partir das próprias Escrituras à medida que os salvos escolham destacar alguma característica específica da revelação bíblica. Porém há um critério específico através do qual as características que venham a ser atribuídas a igreja cristã devem ser julgadas procedentes ou não das Escrituras: todas as características da igreja cristã são derivadas da obra realizada por Jesus na cruz. A igreja neotestamentária é absolutamente cristocêntrica, manifestando seu cerne na exclusiva obediência a Jesus Cristo, do qual extrai a seiva que a nutre e fortalece. Encontramos no Novo Testamento quatro faces desta obediência, o que faremos bem em examinar.

A obediência ao mandado da santificação é a face básica da submissão da igreja a seu cabeça, Cristo, conforme expresso pelo apóstolo Pedro “Mas, como é santo aquele que vos chamou, sede vós também santos em toda a vossa maneira de viver; Porquanto está escrito: Sede santos, porque eu sou santo” (1 Pedro 1.15,16), cujo fim visa o benefício dos alvos ao separa-los da imundícia reinante neste mundo. Também a obediência ao mandado da comunhão entre os salvos é essencial a vida da igreja neotestamentária, como expresso pelo apóstolo Paulo “Para que não haja divisão no corpo, mas antes tenham os membros igual cuidado uns dos outros. De maneira que, se um membro padece, todos os membros padecem com ele; e, se um membro é honrado, todos os membros se regozijam com ele” (1 Coríntios 12.25,26). Seu fim visa o benefício do corpo de Cristo, mantendo-o unido em meio as aflições desta vida. A obediência ao mandado da evangelização é mais uma destas faces da igreja neotestamentária, beneficiando aos perdidos em seus pecados em obediência a ordem do Senhor “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura” (Marcos 16.15). Finalmente, a prática da adoração é uma face da igreja que não deve ser desprezada, possível de ser realizada através do uso dos membros de nossos corpos, de nossas vozes e bens dedicados ao Senhor, como revelado pelo apóstolo Paulo “Falando entre vós em salmos, e hinos, e cânticos espirituais; cantando e salmodiando ao Senhor no vosso coração” (Efésios 5.19).

Neste dia em especial agradecemos ao Senhor por mais um ano de vida concedido ao Templo Batista Maranata em Ribeirão Preto, uma legítima igreja neotestamentária dedicada a santificação, comunhão, evangelização e adoração. Ao Senhor toda glória!

Pastor Fabiano Almeida