Volte ao Seu Lugar

VOLTE AO SEU LUGAR

O vocábulo grego parakaleo é traduzido na língua portuguesa de uma forma variada, sem que sua amplitude e força sejam diminuídas. Em sua origem esta palavra é a junção de para cujo significado é ao lado, e kaleo que significa chamar, usada, entre outras formas, para referir-se a pessoa do Espírito Santo, nosso consolador, aquele que foi enviado para estar ao nosso lado, como um ajudador. Estão também associadas a este vocábulo os verbos consolar e encorajar, que são, em suma, o resultado prático daquilo que conhecemos como exortação, ação a qual o autor da epístola aos hebreus usou a fim de lembrar a seus leitores de uma condição que deve ser evitada a todo custo na vida cristã, ao nos disser Antes, exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado” (Hebreus 3:13). Perceba que a motivação apontada pelo autor bíblico a fim de que a exortação seja praticada incessantemente diz respeito a constante ameaça que paira sobre os salvos em Cristo de serem endurecidos espiritualmente pela ilusão causada pelo pecado em sua vida, dando lugar a práticas que acabarão por prejudica-los profundamente.

Isto nos recorda que entre as principais razões pelas quais os filhos de Deus devem se fazer presentes as reuniões presenciais da igreja está a necessidade que todos os salvos têm de serem incessantemente exortados quanto a sua conduta espiritual, o que também é ressaltado pelo autor da epístola aos hebreus, ao nos alertar “Não deixando nossa mútua congregação, como é costume de alguns, antes admoestando-nos uns aos outros; e tanto mais, quanto vedes que se vai aproximando aquele dia” (Hebreus 10.25). Neste texto a mútua exortação como prática cristã é reforçada pela lembrança que “se vai aproximando aquele dia”, ou seja, a história humana está se aproximando velozmente de seu momento crucial, desencadeando uma furiosa ofensiva do reino das trevas contra tudo o que Deus representa, o que também inclui a vida dos salvos em Cristo.

Talvez você ainda não tenha percebido, mas sua vida nunca foi tão ameaçada como nestes dias. Uma verdadeira hecatombe está para ser desencadeada sobre este mundo, muito mais grave e devastadora que qualquer pandemia. É na igreja que encontramos o ambiente necessário para nos mantermos alertas e preparados para o que está prestes a acontecer, através da mútua e constante exortação bíblica. Por isso, é necessário que você volte o quanto antes a seu lugar.

Pastor Fabiano F. Almeida