Mulher Virtuosa Quem A Achará

MULHER VIRTUOSA QUEM A ACHARÁ?

 

        A mulher de Provérbios 31 foi um retrato inspirado por Deus. Suas virtudes ultrapassam o tempo e todas as barreiras culturais, fazendo dela uma mulher sempre moderna e contemporânea. Ela não é o sonho de todos os homens, mas, sim, o desenho original para o sexo feminino desde a criação de Eva no Jardim do Éden. Para quem duvida da importância da mulher para a saúde de uma família e de uma sociedade, basta analisar a frase: “O seu valor muito excede ao de rubis”, pedra preciosa de grande valor e de difícil acesso. A Bíblia relata a história de muitas mulheres que se encaixam no texto de Provérbios 31 como Sara, Rute, Abigail, Maria, dentre outras; porém, por milênios, este texto tem sido o alvo de todas as filhas de Israel, e consequentemente, de todas as mulheres cristãs.

        Ela é uma pessoa de muita confiança cuja integridade produz bênçãos inefáveis dentro de seu lar. Se for casada, o marido pode confiar nela e buscar por seus sábios conselhos. Se for solteira, poderá ser uma grande influência na vida de outras mulheres ao seu redor que precisam de referência para saber como agir neste mundo.  Por detrás de sua reputação ilibada, jaz a certeza de que ela não faz mal a ninguém, mas apenas o bem. Antes da Revolução Industrial, as mulheres, como a de Provérbios 31, fabricavam todas as roupas que abrigavam a humanidade. Mas o que diferencia  uma simples mulher de todas é a sua prontidão em trabalhar.

        Dela dependem muitas outras vidas assim como uma sociedade depende dos meios de transporte para locomover os bens de consumo. Ela é comparada a um navio mercante que viaja com regularidade em qualquer estação do ano para levar mantimentos às populações. Porém, sua primeira obrigação é para com a sua família e as pessoas mais próximas de sua casa. Primeiro, ela é uma trabalhadora e, consequentemente, uma empreendedora, pois só o trabalho constrói. Ela é criativa porque trabalha com as suas próprias mãos ao invés de ficar dependendo da ajuda de outros.

        Diante de grandes virtudes, não é à toa que o Diabo odeia o sexo feminino e é tão difícil encontrar uma mulher com todas essas qualidades: “Muitas filhas têm procedido virtuosamente, mas tu és, de todas, a mais excelente!” (v. 29). Em nenhum momento a beleza física é listada como virtude nesta ou em qualquer outra passagem das Escrituras. Que Deus abençoe todas as mulheres que fazem profissão de fé para servi-Lo.

 

Rômulo Weden Ribeiro