Quem é o Vencedor?

QUEM É O VENCEDOR?

 

        Para as Sete Igrejas do Apocalipse, Jesus fala sobre os vencedores em contraste com aqueles que não irão alcançar a vida eterna. Mas quem são os vencedores? O Apóstolo João responde: “Quem é que vence o mundo, senão aquele que crê que Jesus é o Filho de Deus?” (I João 5:5). Jesus, Filho de Deus, significa Salvador e Senhor de sobre as nossas vidas. Das sete igrejas, apenas duas não foram repreendidas, mas para todas elas, Jesus fez esta ressalva a respeito dos “vencedores”. Não importa quão boa ou quão má seja uma igreja ou em que época ela existiu. O fato é que em todas as igrejas há pessoas salvas e perdidas.

        O vencedor é aquele cristão que não desiste de sua fé! As Sete Igrejas do Apocalipse enfrentaram momentos de derrotas e de vitórias, mas Jesus deixou claro que o essencial era chegar até o fim sem ter negado o Seu nome. Até mesmo para a igreja perdida de Laodicéia, Jesus disse: “Ao que vencer lhe concederei que se assente comigo no meu trono...” (Apocalipse 3:21), demonstrando que o Evangelho salva quem pensava que já era salvo, mas não era. Com exceção da Igreja de Esmirna, onde o sofrimento foi escaldante, e da Igreja de Filadélfia, onde o evangelismo foi explosivo, Jesus repreendeu as demais igrejas por algum tipo de pecado; porém, todas elas receberam o mesmo desafio: “Ao que vencer”.   

        A vida nos reserva muitas provações, mas, se realmente somos salvos, podemos vencer cada uma delas através da . Ou seja, depositar todo o nosso peso sobre a soberania de Deus, confiando que Ele fará o melhor por nós e por nossos amados ainda que seja a doença, o desemprego ou qualquer outro infortúnio que faz parte desta vida. Vitória não significa alcançar o que almejamos, mas permanecer confiantes em Deus nos momentos mais difíceis da vida. Vitória é dormir durante um grande temporal, como fez Jesus enquanto atravessava o Mar da Galiléia ou como o Profeta Habacuque diante da calamidade: “Porque ainda que a figueira não floresça, nem haja fruto na vide; ainda que decepcione o produto da oliveira, e os campos não produzam mantimento; ainda que as ovelhas da malhada sejam arrebatadas, e nos currais não  haja gado; Todavia eu me alegrarei no SENHOR; exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:17-18).

 

Rômulo Weden Ribeiro